Compartilhar

Colmeia Viva® MAP conta com laboratório reconhecido pelo Inmetro

 

O laboratório escolhido para as análises das amostras de abelhas é independente e especializado em identificar (pesquisa e confirmação) resíduos de vários tipos de defensivos agrícolas em uma mesma análise.

As abelhas coletadas são enviadas para laboratório reconhecido pelo Inmetro segundo a ISO 17025, que determina os requisitos gerais para competência de laboratórios de ensaio e calibração em todo o mundo.

Na visita ao campo no projeto de pesquisa, profissionais especializados em abelhas na agricultura avaliam a situação no local. Essa análise inclui as condições das colmeias, o estado das abelhas, o histórico e o manejo do apiário, além de identificar as atividades agrícolas predominantes (cultivos no local e nas redondezas, por exemplo) e a paisagem do entorno. Se as abelhas estiverem ainda em condições de análise, são coletadas e enviadas para o laboratório. Com isso, é possível a construção de um banco de dados com informações sólidas e realistas sobre a mortalidade de abelhas com um mapeamento inédito dos fatores que contribuem para a perda de colmeias e abelhas no Estado de São Paulo.

A amostragem feita pela equipe de campo garante a uniformidade das amostras para todos os atendimentos, fator indispensável para o projeto de pesquisa. Além disso, equipamentos adequados para coleta e congelamento rápido das amostras garantem a preservação e reduzem o risco de contaminação, aumentando a confiabilidade dos resultados e, por consequência, de todo o projeto.

A lista de ingredientes ativos analisados considera os defensivos agrícolas mais estudados no mundo na relação entre a agricultura e as abelhas.

 

Contato

colmeiaviva@sindiveg.org.br

Assistência Técnica
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Signatárias