Compartilhar

COLMEIA VIVA® PARTICIPA DE ENCONTRO CATARINENSE DE APICULTORES

O Movimento Colmeia Viva® foi representado pela assessoria jurídica, Lidia Santos , que, ao lado de Nelson Alex Lorenz (Representante Ministério Público de Santa Catarina), Matheus Mazon Fraga (Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina – Cidasc) e José Soares de Aragão Brito (Confederação Brasileira de Apicultura – CBA) debateram sobre uma relação mais produtiva entre Agricultura e Apicultura sob o título “Danos na apicultura causados pela aplicação de agrotóxicos”. A moderação da mesa ficou a cargo de Paulo Figueiró, apicultor e produtor rural.

A proposta do debate era uma introdução de dez minutos a cada participante. O representante do movimento abordou a implantação do Plano Nacional para prevenção da mortalidade de abelhas e mitigação de incidentes, baseado na disseminação de boas práticas no uso de defensivos e na formalização do pasto apícola entre agricultores e apicultores, reforçando ainda a atuação da iniciativa Colmeia Viva® Assistência Técnica (0800 771 8000) destinada a esclarecer dúvidas e compartilhar as boas práticas para a prevenção e mitigação da mortalidade de abelhas.

A apresentação do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) extrapolou um pouco o tema mais voltado à  relação entre defensivos, agricultura, abelhas e apicultura, mas falou do que tem sido feito pelo MP para garantir a segurança dos alimentos, como sugere o título da apresentação feita pela promotoria. O Cidasc falou do que tem feito para entender e buscar uma solução para mitigar os casos de mortalidade de abelhas de apicultores e incentivar as boas práticas agrícolas. A CBA aproveitou a oportunidade para reforçar a importância da regularização dos apicultores e exigiu ações imediatas.

Para saber mais sobre o Plano Nacional de Boas Práticas Agricultura-Apicultura, acesse aqui.

Sobre o evento

Com o tema central “Apicultura: Desenvolvimento Socioeconômico e Ambiental”, são Joaquim/SC, foi palco da 34ª edição do Encontro Catarinense de Apicultores ocorrido nos dias 16 e 17 de Agosto, com a realização da Federação das Associações de Apicultores e Meliponicultores (FAASC), Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), a Confederação Brasileira de Apicultura (CBA), a Associação Serrana de Apicultores (Asa), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e o Sebrae.

 

Contato

colmeiaviva@sindiveg.org.br

Assistência Técnica
0800 771 8000

Assessoria de Imprensa
imprensa@sindiveg.org.br
(11) 5094-5529

Realização

Signatárias