Colocar as intenções no papel
é firmar o objetivo legítimo de estimular o diálogo entre os setores de agricultura, apicultura e defensivos agrícolas, governo
e academia.
Nosso manifesto é a declaração pública da nossa crença de que a colaboração é o melhor caminho para a construção de uma relação mais produtiva, protegendo as abelhas e o meio ambiente.
Porque colaborar é construir
juntos ao assumirmos uma atitude proativa diante do desafio.
Mais do que colocar argumentos em oposição, é procurar pontos de convergências e alternativas viáveis para as partes envolvidas.
É suspender o julgamento para criar pontes de empatia, apresentando o seu ponto de vista e entendendo a perspectiva do outro.
É ampliar a compreensão das circunstâncias e das necessidades para buscar alternativas comuns, pois acreditamos que o resultado da soma dos nossos esforços será muito maior do que posições opostas.
A colaboração nos leva a buscar novas formas de diálogo e convivência para construir soluções que, com certeza, serão muito melhores e mais produtivas.
Acreditamos na complementaridade entre os defensivos agrícolas e a polinização realizada pelas abelhas, para garantir a qualidade do fruto e o beneficiamento da produtividade agrícola. É possível conciliar desenvolvimento agrícola com preservação da biodiversidade.
Defendemos o uso racional, correto e responsável dos defensivos agrícolas de modo a garantir a eficácia dos nossos produtos na proteção das culturas agrícolas sem causar a perda de abelhas e colmeias. O uso incorreto de defensivos agrícolas deve ser combatido, porque configura um risco não só às abelhas, mas também à segurança das pessoas e do meio ambiente.
Acreditamos que podemos servir de estímulo em toda a cadeia de distribuição, envolvendo distribuidores, revendas e cooperativas, de modo que cada um também reconheça a importância de suas ações no propósito de proteger as culturas agrícolas sem causar prejuízos às abelhas.
Acreditamos que a voz única do setor se dá nas ações combinadas entre o Sindiveg e as ações individuais de suas associadas.
Acreditamos que podemos servir de estímulo em toda a cadeia de distribuição, envolvendo distribuidores, revendas e cooperativas, de modo que cada um também reconheça a importância de suas ações no propósito de proteger as culturas agrícolas sem causar prejuízos às abelhas.
Acreditamos que as ações melhor sucedidas, tanto de conscientização quanto de diálogo, devem sempre aliar o território comum entre defensivos agrícolas, agricultura, apicultura* e abelhas , bem como teoria e prática, porque assim são mais críveis e úteis, trazendo ganhos reais para todas as partes envolvidas.
(*) O Colmeia Viva® considera a Apicultura como toda atividade e manejo comercial de abelhas nativas e exóticas, incluindo a Apis mellifera bem como a Meliponicultura.
Realização
Signatárias